segunda-feira, 25 de junho de 2007

É bem Hristo!!

Hristo Stoichkov. Quem não se lembra do astro búlgaro? Talvez o jogador mais sonante de uma geração de ouro que junto com Balakov, Iordanov, Lechkov, Kostadinov, Ivanov e por aí fora formaram a melhor equipa de sempre da história da Selecção da Bulgária? Aquela equipa que surpreendeu tudo e todos com um gracioso 4º lugar (perdendo o 3º para a Suécia por 0-4, onde também aí pontificavam Larsson, Brolin, Dhalin....). Aquela equipa onde Stoichkov, a par de Oleg Salenko da Rússia se tornou o melhor marcador do Campeonato do Mundo de 1994 com 6 tentos.
Ao nível de Baggio, Cantona ou Bergkamp, Hristo era além de um talentoso jogador, um artista dentro e fora de campo. A sua irrverência (alguém se lembra num jogo em que em Camp Nou, o Barça esmagou o Logroñes ou outra equipa qualquer por 8-0 e foi assinalada uma grande penalidade. Tendo por hábito a marcação das bolas paradas, Guardiola pegou no esférico para a cobrar, mas Hristo, insatisfeito com o golo que tinha marcado nesse jogou, impediu o capitão "blaugrena" de a marcar, estando um par de minutos a convencê-lo, tendo marcado o golo e corrdio para festejar com o espanhol que não lhe ligou puto) e mau génio faziam dele um jogador muito procurado pelos media. Arrogante e não muito inteligente, várias foram as bácoras que deu. Esta última para mim é notável e de cagar a rir! Questionado sobre a possibilidade de Baía ter ou não mais anos de futebol pela frente, respondeu da seguinte forma:

" O Jogo:Vítor Baía anunciou a sua retirada há pouco tempo. Acha que tinha capacidade para continuar a jogar mais alguns anos?

Hristo Stoichkov:Julgo que ele podia continuar a jogar tranquilamente na Arábia Saudita, nos Estados Unidos, no Japão; países em que há outra cultura e outra mentalidade. E ele ainda tinha idade para jogar, pois há aí guarda-redes com 45 anos."

Resumindo, só lhe faltou dizer que Baía é coxo e tinha hipóteses na equipa B do Porto! Já imaginaram o que seria o guarda redes que perdeu a titularidade da Selecção Portuguesa para Ricardo actuar no Japão?? Ou na Arábia Saudita?? Gosto especialmente da palavra "tranquilamente", como que a querer dizer "até podia jogar no Japão hã!!".
É bem Hristo!! Para teu bem, espera-se que o tripeiro não veja essa entrevista, para o teu bem....

Sem comentários: