quarta-feira, 26 de setembro de 2007

5ª Jornada da "Superliga" Sporting-2 V. Setúbal-2....

Sporting-2 V. Setúbal-2 (João Moutinho gp 1-1, Purovic 2-2)

O Sporting perdeu 2 preciosos pontos em Alvalade esta jornada. O jogo era para ganhar! Até qui nada de anormal.
O Sporting não entrou muite bem no jogo é um facto, e apesar do Setúbal ter até dominado o jogo em algumas partes do encontro e do 1º golo ter sido justo, o empate acaba por não se ajustar ao que se passou na 2ª parte.
Num lance polémico, Gladston parece derrubar claramente o avnaçado sadino. Grande penalidade que na minha opinião ficou por marcar.
Já na 2ª parte um penalty sobre Abel cometido pelos comunas setubalenses permitiu ao Capitão João Moutinho empatar a partida. A partir daqui o Sporting galvanizou-se e até criou algumas ocasiões de golo. Até que contra a corrente do jogo e numa jogada de contra-ataque em que a nossa defesa foi lesta, um remate de longe por parte de Mateus bate no chão mesmo à frente de "Stoi" e entra... Estava assim injustamente reposta a vantagem sadina. É verdade que o Sérvio ficou muito mal na fotografia, mas também considero que a bola terá alterado ligeiramente a sua trajectória. Frango ou não, o guarda redes leonino aguarda os próximos tempos agitados e muito críticos por parte da feroz e venenosa imprenssa.
Em busca do prejuizo, e já com Djaló em campo (hoje até entrou bem), o Sporting obtem o empate através de um dos poucos lances aéreos ganhos pelo gigante (quem diria) Milan Purovic que se estreou assim a marcar com esta linda camisola.
Ainda tivemos tempo de desperdiçar uma enorme oportunidade num lance em que Purovic isolado descaído para a esquerda decide rematar com o seu pior pé (esquerdo quando se pedia com o outro) ao lado da baliza...
O Sporting perde a hipótese de se manter mais próximo do líder isolado porto que ganhou em Paços de Ferreira por 0-2... Os lampius por sua vez foram arrancar um precioso empate a Braga.



A ESTRELA: Romagnoli (3,5)

Começou no banco, mas, no início da segunda parte, já estava em campo. "Pipi" foi uma das opções de Paulo Bento para dar outra dinâmica ao futebol ofensivo dos leões - e correspondeu por inteiro. Com o argentino em campo, o jogo do Sporting passou a ser mais fluído e acutilante. A equipa passou a penetrar na defesa sadina, graças a algumas boas iniciativas individuais do argentino. Excelente o lance, aos 55', em que furou a defesa e obrigou Eduardo a aplicar-se.
O Sporting um a um
"Pipi", toca a acordar
ANTÓNIO BERNARDINO

1,5 Stojkovic
Um frango gigante no lance do segundo golo do Setúbal. O remate de Matheus (77') foi de muito longe, e o guarda-redes sérvio abordou mal o lance, acabando por ver a bola bater-lhe à frente e depois passar-lhe por cima do corpo. Um momento determinante na partida, que deixou o Sporting em desvantagem a 13 minutos do termo do encontro. Em cinco pontos perdidos esta época, o guarda-redes está directamente ligado... a todos.

3 Abel
É verdade que sentiu muitas dificuldades perante Matheus, sobretudo na primeira parte, mas o lateral esteve directamente ligado aos dois golos do Sporting. O primeiro tento nasce de um penálti cometido sobre ele, enquanto o golo de Purovic tem origem num cruzamento do defesa para a cabeça do montenegrino.

1,5 Gladstone
Estreou-se a titular esta temporada, mas fê-lo apenas durante 45'. Foi substituído ao intervalo, "sacrificado" em prol das opções tomadas por Paulo Bento.

2,5 Polga
O lance do primeiro golo do Setúbal surge na sua zona de acção, onde Elias apareceu solto a rematar sem oposição. Uma mancha numa exibição em que o subcapitão não cometeu qualquer outro deslize.

2,5 Ronny
Aos 47', fez vibrar Alvalade com uma bomba lançada do meio da rua que levou a bola a passar pertinho do golo. Seguro a defender, não concedeu veleidades pelo seu flanco e, sempre que pôde, procurou auxiliar Vukcevic nas missões ofensivas.

3 Miguel Veloso
É um jogador inteligente, e esse "pormenor" faz toda a diferença. Executa rápido, preocupa-se em fazê-lo de uma forma eficaz e não receia assumir responsabilidades na transição para o futebol ofensivo da equipa. Jogou a médio defensivo, a defesa-central, e acabou a pressionar os defesas sadinos. Foi dos poucos que jogaram com os pés... e com a cabeça, como Paulo Bento pedira.

3 João Moutinho
Voltou a jogar na zona central do meio-campo. Primeiro nas funções de camisola dez, mais tarde como médio-defensivo, o capitão leonino sente-se claramente mais à vontade naquelas zonas do terreno, ao contrário daquilo que transparece quando se posiciona sobre o lado esquerdo. Apontou o segundo golo da temporada, transformando uma grande penalidade (65') no culminar de um lance que ele próprio iniciou. Antes disso, aos 26', obrigou Eduardo a defesa aparatosa.

1 Farnerud
Foi a surpresa no onze leonino, mas não emprestou nada de positivo à equipa. Jogou apenas os primeiros 45', catalogados por Paulo Bento como os piores da temporada.

3 Vukcevic
Voltou à titularidade com uma exibição dinâmica. Demonstrou um naipe alargado de recursos técnicos, mas sobretudo muito empenho e determinação. Sublinhe-se uma cavalgada impressionante aos 28', deixando três adversários para trás, mesmo sendo agarrado, e um lance de génio aos 62', no qual desencantou uma linha de passe para isolar Purovic. Já é idolatrado pelo público de Alvalade.

2,5 Purovic
É no mínimo estranha a exibição do gigante do Montenegro. Ao longo de 85', não conseguiu ganhar um lance de cabeça e não criou uma oportunidade de golo, limitando-se a incomodar os defesas sadinos. De repente, arrancou um golo (86'), na primeira vez que se superiorizou, nas alturas, à defesa do Setúbal, e isolou-se (90'+1') desperdiçando a oportunidade de selar a vitória com um remate ao lado.

2 Liedson
Um único remate ao longo do jogo, o qual surgiu apenas aos 74', com um cabeceamento por cima da trave.

2,5 Izmailov
Procurou impulsionar a equipa para o ataque, destacando-se uma excelente assistência para Romagnoli, já dentro da área (75'), que o argentino desperdiçou.

2 Yannick Djaló
Trouxe velocidade ao ataque, criou mais desequilíbrios no lado direito, mas parece sempre que lhe falta algo mais.

Árbitro
Erro de palmatória

Paulo Baptista ajuizou bem o lance em que Abel é travado na área sadina por Jorginho, sendo bem auxiliado e apontando correctamente a grande penalidade. Na mesma área, porém, na primeira parte, não sancionou entrada de Gladstone sobre Matheus, tendo ficado um penálti a favor do Setúbal por assinalar.

Tribunal de O JOGO
Penalti contra o Sporting por marcar

O lance passou impune ao árbitro mas a verdade é que a entrada dura de Gladstone sobre Matheus deveria ser sancionada por Paulo Baptista com a marcação da respectiva grande penalidade. Esta a opinião do painel de juizes do Tribunal de O JOGO que considerou bem assinalada a marcação da grande penalidade, a punir falta de Jorginho sobre Abel. De resto, o jogo decorreu sem grande alarido para o árbitro que, à parte o lance protagonizado aos 20', realizou um trabalho meritório.

O CASO

20' Gladstone derruba Matheus dentro de área?
JORGE COROADO
f
Gladstone projectou-se e com a perna esquerda, anyes de jogar a bola, atinge Matehues, derrubando-o. O árbitro, ligeiramente atrasado, não se apercebe do lance e nada assinala. castigo máximo por executar.
SOARES DIAS
f
Gladstone entra de forma descontrolada sobre Matheus e joga a bola e as pernas do adversário. Grande penalidade por assinalar.
ROSA SANTOS
f
Trata-se de uma entrada a pés juntos por parte de Gladstone, que derruba ostensivamente Matheus. Fica uma grande penalidade por assinalar contra o Sporting.
ANTÓNIO ROLA
f
Entrada a varrer de Gladstone sobre Matheus, derrubando o jogador do Setubal. Ficou, assim, uma grande penalidade por assinalar.

OUTROS CASOS

33' Polga deveria ter sido admoestado com cartão amarelo por carga sobre Pitbull, quando este se preparava para fugir para a baliza do Sporting?
62' Purovic estava em posição de fora-de- jogo quando a bola lhe é lançada em profundidade?
64' A falta cometida por Jorginho sobre Abel foi dentro ou fora da área do Setúbal?
89' Liedson, antes de rematar à baliza, faz falta sobre um defesa dos sadinos?

JORGE COROADO

e
Esta jogada não se afigurava prometedora, não se exigindo a admoestação com cartão amarelo.
e
Purovic já encontrava adiantado em relação ao penúltimo defensor, havendo por isso motivo para o correcto assinalar do fora-de-jogo.
e
A falta terá sido cometida no limite da área de grande penalidade. Fazendo as linhas parte integrante das áreas que a delimitam, impunha-se a marcação da respectiva grande penalidade.
f
O árbitro assinalou infracção ao ataque do Sporting, uma vez que o infractor previamente ao contacto com o adversário foi ele, por sua vez, empurrado. A falta, ao ser assinalada, deveria ser a primeira, que redundaria numa grande penalidade.

SOARES DIAS

e
A falta não justifica a acção disciplinar ao jogador do Sporting. Esteve bem em agir só tecnicamente.
e
No momento em que a bola lhe é endossada, o Purovic está ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Bem ajuízado pelo árbitro-assistente.
e
A falta, no máximo é feita em cima da linha divisória da grande área. Foi um lance bem ajuizado pela equipa de arbitragem.
e
É uma situação dúbia de ajuizar mas se o árbitro assinalou falta é porque viu alguma infracção por parte do avançado do Sporting.

ROSA SANTOS

f
Penso que exixte motivo para admoestação mas o árbitro assim não o entendeu.
e
Sim, o Purovic está ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa. Bem o árbitro ao assinalar fora-de-jogo.
e
Sim a falta foi feita no limite da grande área, passivel de grande penalidade
e
Liedson empurra o adversário antes de rematar à baliza. Bem o árbitro ao assinalar a respectiva falta.

ANTÓNIO ROLA

e
Terá existido um contacto mútuo, motivo pelo qual o árbitro interpretou a existência de falta do jogador do Sporting. Ao considerá-la, aceita-se que tenha ficado pela sanção técnica.
e
Purovic, no momento do passe do seu colega, estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa sadino. Esteve bem o árbitro-assistente ao indicar a infra
e
Abel sofreu uma falta em cima da linha da área de grande penalidade. Sendo assim, fez bem o árbitro em sancionar a respectiva falta dentro da área.
e
Trata-se de um lance duvidoso. Liedson pode ter cometido falta mas o árbitro ao sancionar a mesma teve aceitação do jogador do Sporting, dando o benefício da dúvida ao juíz.



P.S.(Estou para ver o que vão dizer de Stoijkovic! Após lhe terem começado a faze a cama no lance do golo fantasma no dragão, este golo veio mesmo a calhar para as víboras jornalistas!)

P.S.1.(Já agora, gosatva de partilhar o meu desagrado pelo artigo que foi escrito no jornal online "O Jogo" por um palhaço que era tudo menos imparcial, queimando e quase insultando o Sporting. Eu posso não ser o mais imparcial, mas este Blog não é para venda ao público e certamente que se algum dos meus amigos vir alguma bacorada, não vai ficar ofendido)

Sem comentários: