sexta-feira, 19 de outubro de 2007

7ª Jornada da "Superliga"

Sporting-3 V. Guimarães-0 (Izmailov 1-0 60', Izmailov 2-0 69', Tonel 3-0 85')

Quem olha para o resultado (uma diferença de 3 golos já é considerada uma goleada segundo dizem os mais entendidos), aparenta que os minhotos foram uma presa fácil para um Leão faminto, mas na verdade, o Sporting teve de lutar muito, ser paciente e esperar 1 hora de jogo por um erro do árbitro para poder chegar à vantagem.
A 1ª parte foi muito fraquinha, acredite que já esperava que algo de mau acontecesse esta noite. Felizmente veio o intervalo! Nos 1ºs 45 mins, uma única real ocasião de golo quando Tonel cabeceou a centímetros do poste. Além do descanso e palestra de Paulo Bento para uma maior "tranquilidade", coincidiu coma entrada do Russo Marat Izmailov que entrou para "substituir Liedson" no que ao capítulo de resolver partidas diz respeito. E tal como disse anteriormente, o golo chegou num erro de arbitragem em que uma falta de Simon Vukcevic passa em claro e uma boa combinação permite com o próprio permite isolar Izmailov que com a defesa para trás em vez de colocar a bola para o lado em Liedson (provavelmente em fora de jogo para variar) pica a bola com uma classe notável sobre o guarda redes vitoriano.
Estava feito o mais difícil! Sem o merecer o Sporting passava para a frente no marcador.
O golo inspirou o Sporting e... Izmailov! Que passados 9 minutos viria a bisar no encontro; canto do lado esquerdo do ataque Verde e Branco apontado à maneira curta (que tantas vezes me irrita porque mais são as vezes que não dão em nada) e a bola vir para aos pés do Russo que dispara fulminantemente para o~fundo das redes!
Analisemos no entanto este golo; a bola bate à frente de Nilson que é muito mal batido, mas culpo também o estado da relva, que traiu certamente o excelente "redes" vimaranense. Agora a pergunta que eu faço é se a imprensa se deliciou logo com o golo do Setúbal em Alvalade há umas semanas atacando logo Stoijkovic dizendo que era um monumental frango, então porque consideram que este sofrido esta noite em Alvalade é indefensável? Há realmente pessoas patéticas... Será que um Guarda Redes do Sporting não pode ser deixado em paz?? Schmeichel, mesmo tendo errado num ou outro golo e ter sido decisivo para um Título que fugia há 18 anos, sendo o MELHOR DO MUNDO era criticado (dor de cotovelo??); Ricardo, o TITULAR da Selecção Nacional (dor de cotovelo? ou simplesmente por ter ingressado num Clube com um projecto melhor que os lampius?) era perseguido (hoje está no Bétis e já é o melhor), e agora Vladimir Stoijkovic que necessitava do seu tempo de adaptação, queimado pelo roubo do dragão, sugere por parte dos media saudades de Ricardo?
Continuando... O jogo morreu aqui e o Sporting aproveitou o desanimo dos Vimaranenses e aproveitou para permitir ainda ao central goleador, vulgo Tonel, fazer o 3º da noite!
No entanto o resultado é enganador e procura-se ainda que a máquina desperte para rumar ao Título, ante uns tripeiros que em 7 jogos têm outras tantas vitórias....




Estadio José alvalade
Relvado muito mau
31 099 espectadores

Árbitro
Assistentes
4º árbitro
Jorge Sousa [AF Porto]
José Ramalho + José Luís Melo
Hugo Miguel

Sporting
Treinador Paulo Bento
34|Stojkovic GR
78 |Abel LD
13 |Tonel DC
4|Polga DC 76'
8 |Ronny LE INT
24|Miguel Veloso MD
28 |João Moutinho MO
10|Vukcevic MO
30 |Romagnoli MO
20 |Yannick Djaló AV INT
31 |Liedson AV
16 |Tiago GR
3 |Marian Had DC 76'
5 |Paredes MD
7 |Izmailov MO INT
21 |Farnerud MO
88|Celsinho MO
9 |Purovic AV INT

GOLOS
1-0|60'
Izmailov
2-0|69'
Izmailov
3-0|85'
Tonel

Amarelos
63' Izmailov |79' Miguel Veloso
88' João Moutinho
Vermalhos
Nada a assinalar

Guimarães
Treinador Manuel Cajuda
1 |Nilson GR
25 |Andrezinho LD
4 |Sereno DC
19 |Geromel DC
3|Luciano Amaral LE
26 |Flávio Meireles MD 70'
80 |João Alves MD
20 |Desmarets MO
8 |Carlitos AD 64'
21 |Alan AE
5 |Ghilas AV
52 |Serginho GR
2 |Radanovic DC
29 |Momha LE
18 |Moreno MD
28 |Tiago Ronaldo MO
77 |Rabiola AV 70'
9 |Miljan AV 64'

Amarelos
14' Sereno
Vermelhos
Nada a assinalar

Sporting um a um

3,5 Stojkovic

Demonstrou inabalável segurança e defendeu com eficiência, agarrando quase sempre a bola, todos os remates que tiveram a sua baliza como direcção: no minuto 1 desvia para canto tiro perigoso de Desmarets, aos 41’ segura após tentativa de João Alves e, aos 67’, faz o mesmo com disparo de Andrezinho. Mais não se pode pedir a um guarda-redes.

3 Abel

Não fez uma exibição do outro mundo, nem, sequer, ao nível do que tem apresentado esta época, mas a verdade é que o seu adversário directo, Alan, raramente apareceu no jogo. Ainda teve fôlego para, aos 81’, galgar o flanco direito e oferecer o golo a Liedson.

3 Tonel

Apesar de alguns erros incaracterísticos, que resultaram na concessão de espaços perigosos ao ataque vimaranense, acertou o passo e acorreu, algumas vezes, a impedir males maiores. Já perto do final – 85’ – fez uso das suas aptidões para o jogo aéreo na área contrária, transformando um livre apontado por Romagnoli no terceiro dos leões.

3 Polga

Ao contrário do que lhe é habitual, nem sempre acertou com o tempo de entrada mas nunca errou em zonas proibidas. Geriu as dificuldades provocadas pelos móveis avançados contrários e acabou por ser obrigado a sair, aos 76’, fruto de um problema físico, sendo brindado, pelas bancadas de Alvalade, com uma estrondosa ovação.

2,5 Ronny

Foi vítima da péssima primeira parte dos leões, sendo substituído ao intervalo, mesmo se não estava a ser dos piores. Bem tecnicamente, no apoio ao ataque, concedeu alguns espaços nas suas costas, o que poderá ter levado o técnico, com outras opções ofensivas, a optar por uma solução conservadora para a lateral-esquerda..

2,5 Miguel Veloso

Jogo mediano do jovem médio que, a partir do intervalo, passou a ocupar o posto de defesa-esquerdo. A ausência de linhas de passe no primeiro tempo, fruto da falta de movimentações dos seus companheiros, limitou a sua acção como trinco, Na segunda metade cumpriu o exigível nas novas funções.

3 João Moutinho

Foi, provavelmente, o leão mais regular ao longo dos 90 minutos, aplicando sempre um grau de intensidade às suas acções compatível com os padrões mínimos de exigência. Numa noite de falta de inspiração colectiva, serviu de pilar de consistência, quer como interior-direito, quer como médio defensivo, na segunda metade do desafio.

3 Vukcevic

Pode passar despercebido durante largos períodos de jogo ou, até, parecer inconsequente em diversas acções ofensivas, mas pertence àquela rara classe de futebolistas capazes de resolver um jogo com um imprevisível rasgo de génio. Foi isso mesmo que aconteceu, aos 60’, quando, após uma recuperação de bola a meio-campo, recebeu o passe de Izmailov, esperou com inteligência extrema a desmarcação do russo e executou na perfeição a assistência que o camisola 7 transformou no primeiro golo da noite.

3,5 Romagnoli

Durante todo o primeiro tempo foi o único jogador do Sporting capaz de produzir futebol de qualidade, através do constante aproveitamento de espaços curtos. Trata-se de um atleta capaz de ver o que quase ninguém vê, antes mesmo de acontecer, Foi menos constante a sua contribuição no melhor período da equipa mas, ainda assim, esta em dois dos três lances de golo.

1 Yannick Djaló

Uma verdadeira nulidade durante os 45’ em que esteve em campo. Jogando de início, não teve uma única acção positiva para o colectivo e, logicamente, já não regressou do balneário após o intervalo.

2 Liedson

Ninguém o pode acusar de falta de empenho, já que o esforço foi constante, mas está, talvez, a acusar algum desgaste. Incapaz de fazer a diferença, mesmo quando beneficiava de alguns metros de relva ante oponentes – teoricamente – mais lentos, falhou de forma escandalosa a única verdadeira oportunidade de que dispôs, errando a baliza na tentativa de desviar um cruzamento de Abel (81’).

2,5 Purovic

Fez mais nos primeiros dois minutos em campo do que Djaló durante toda a primeira parte. O Sporting passou a ter presença no espaço aéreo e, mesmo com a bola no chão, demonstrou aptidões e utilidade.

1 Had

A lesão de Polga abriu as portas da estreia a um defesa-esquerdo que foi ocupar a posição de… central.

A figura
4 IZMAILOV


O médio russo trouxe intensidade e capacidade de penetração a um Sporting amorfo durante 45 minutos. Abrindo linhas de passe, o camisola 7 proporcionou nova dinâmica ao meio-campo leonino e ainda foi capaz de fazer o que o ataque parecia incapaz de conseguir: aos 60’ combinou com Vukcevic e finalizou com frieza e classe, na cara de Nilson. Nove minutos volvidos, voltou a marcar, com um remate de meia-distância.

2

Número de remates do médio russo, que deram origem a outros tantos golos. Eficácia total que esteve na origem do triunfo.

Classe

No lance do primeiro tento, entrega a bola a Vukcevic, que a devolve no momento exacto, deixando-o na cara de Nilson: o camisola 7, com extrema frieza e notável classe, engana o guardião contrário com um remate em jeito.
0
Jogos completos
4
Jogos incompletos
2
Golos
1
Cartões amarelos

TRIBUNAL O JOGO
Sporting 3 - Guimarães 0
Polémica instalada no golo que abriu a porta

O Guimarães estava a bater-se estoicamente com o Sporting, até que, numa jogada polémica, o marcador foi finalmente inaugurado por Izmailov. Simon Vukcevic pode ter cometido uma ou mais infracções, primeiro sobre Luciano Amaral, depois sobre Flávio Meireles. A opinião não é unânime, mas a maioria considera que, de facto, o árbitro talvez tivesse agido melhor se interrompesse a jogada. No mais, não foram graves os erros cometidos por Jorge Sousa; aliás, por unanimidade, apenas se lhe aponta um fora-de-jogo. Indicado por um assistente, claro.

O CASO
Vukcevic segura Flávio Meireles

59'
Houve falta de Vukcevic no início da jogada que dá o primeiro golo ao Sporting?
JORGE COROADO
Existiu uma situação de envolvimento físico, com o sportinguista a ser primeiramente obstruído e de imediato a agarrar o adversário, que, com a perna esquerda, o derrubou. Invariavelmente, qualquer árbitro deixa que um lance destes prossiga. Sendo assim, a decisão de Jorge Sousa não pode ser criticada.
SOARES DIAS
No início da jogada, fica a ideia de que o jogador do Sporting empurra e agarra o jogador do Guimarães. Tenho ideia de que é mesmo falta. O árbitro, porque está nas costas dos jogadores, talvez não se tenha apercebido, mas o assistente, que está de frente para o lance, poderia ter dado a indicação de falta.
ROSA SANTOS
Há dois jogadores que se enleiam dentro do campo e se agarram mutuamente. Portanto, o árbitro, se interrompesse, teria de ser por bola ao solo. Depois é que há falta de Vukcevic sobre Flávio Meireles, e, nessa altura sim, o árbitro devia ter interrompido o jogo.
ANTÓNIO ROLA
Aquilo que podemos observar com atenção na televisão é que os jogadores do Sporting e do Guimarães se terão agarrado mutuamente. No entanto, com a bola a ressaltar para um outro jogador do Guimarães, Vukcevic cai sobre este, impedindo-o de prosseguir a jogada. Logo, a falta devia ter sido apontada.

OUTROS CASOS

6'
Sereno merecia um cartão amarelo, por falta sobre Vukcevic?
JORGE COROADO
A falta de Sereno é normal, e a ocasião em que foi cometida estando no princípio do encontro, por que não sendo a mesma grave, não impunha a exibição do cartão amarelo. Antes, a chamada de atenção que o árbitro efectuou.
SOARES DIAS
Penso que não há motivos para que o árbitro agisse disciplinarmente, porque os jogadores entram os dois à bola, e o jogador do Guimarães choca com o jogador do Sporting, mas não me parece que tenha havido intenção de provocar algum dano físico.
ROSA SANTOS
Não há nada. Na minha opinião, é apenas falta: o jogador vai com o joelho, mas é mútua a situação.
ANTÓNIO ROLA
Tendo em consideração que o jogador do Guimarães vai em carrinho, tenta jogar a bola e depois comete falta sobre o adversário, aceito que o árbitro se tenha ficado só pela advertência verbal.
21'
O árbitro deveria ter tido acção disciplinar naquele quiproquó entre Ghilas e Vukcevic?
JORGE COROADO
Aquilo é o que eu chamo habitualmente luta de galos-da-índia. Exibir o cartão naquelas circunstâncias é excessivo. Fazer sentir a inconveniência da atitude aos jogadores afigura-se como o mais sensato. Esteve bem o árbitro.
SOARES DIAS
Os dois jogadores encostam a cabeça um ao outro, e talvez se mostrasse o cartão amarelo aos dois jogadores, talvez não ficasse mal. O árbitro optou por advertir verbalmente os jogadores, e aceitamos a sua decisão.
ROSA SANTOS
O árbitro devia ter mostrado o amarelo ao jogador do Sporting, por comportamento incorrecto. Foi o jogador do Sporting que provocou a situação, e, como tal, apenas a ele.
ANTÓNIO ROLA
Efectivamente, o jogador do Guimarães terá dado um toque no adversário, mas nada justificava que o número 10 do Sporting, em atitude de tirar desforço do adversário, encostasse a testa à testa do adversário, considerando-se assim um comportamento antidesportivo. Logo, devia ter sido advertido.
44'
Foi bem anulada, por fora-de-jogo, a jogada que culmina com um cabeceamento de Tonel a rasar o poste?
JORGE COROADO
O cabeceamento não foi de Tonel, mas sim de Liedson, a passe de Tonel. Foi precipitação do assistente, que uma segunda imagem de TV mostra, pois encontrava-se um defesa do Guimarães a colocar o brasileiro em posição legal.
SOARES DIAS
Não. A movimentação do árbitro assistente, que deveria dar a indicação de fora-de-jogo, esteve mal, porque, pelas imagens, podemos ver que há um jogador do Guimarães a sair e a colocar o Liedson em jogo.
ROSA SANTOS
Não havia fora-de-jogo por parte de Liedson. Foi mal anulada a jogada por parte do árbitro.
ANTÓNIO ROLA
Não. Liedson, no momento em que a bola lhe é passada pelo colega, encontra-se em posição legal. Sendo assim, uma decisão desajustada do árbitro assistente.
47'
Ghilas está mesmo em fora-de-jogo ao receber a bola em boa posição?
JORGE COROADO
No momento do passe, Ghilas já se encontrava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defensor. Assim, o fora-de-jogo foi devidamente assinalado.
SOARES DIAS
É um fora-de-jogo um pouco duvidoso, mas foi um lance muito rápido, por isso aceitamos a decisão.
ROSA SANTOS
No meu entender, o árbitro agiu correctamente neste lance. Na minha opinião, havia mesmo fora-de-jogo.
ANTÓNIO ROLA
O jogador do Guimarães, no momento do passe, estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa do Sporting. Logo, bem o assistente ao sancionar o respectivo fora-de-jogo.
ÁRBITRO
Sujeito à polémica

Jorge Sousa não está a salvo de mais uma(s) semana(s) de apurada discussão de casos e arbitragens com influência no resultado. Depois de contemporizar em alguns casos de índole disciplinar, o juiz deixou seguir o lance em que Vukcevic se embrulha com Luciano e Flávio Meireles e em que a bola acaba… no fundo da baliza de Nilson, rematada por Izmailov. Um lance que acabou por ser determinante. O árbitro do Porto não estará em sossego…

Sem comentários: