sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sporting conquista a Super Taça 2007/2008

Sporting- 1 porto-0


Mais uma!! E assim se mantém a tradição! O Sporting derrotou, mais uma vez o porto. Juntamos esta Super Taça ao já vasto museu de Alvalade. É o segundo troféu de Paulo Bento ao comando da Equipa sénior Verde e Branca. Vencer um rival é sempre óptimo, sobretudo quando significa um título, mesmo que este não seja o mais desejado em Portugal. Calámos o palhaço do jesualdo que veio publicamente dizer que no porto "ganhar é um hábito como lavar os dentes", num misto de provocação e excesso de confiança. As bocas na imprensa já começaram a aparecer naturalmente, tais como "saiu de sorriso amarelo de quem não lava os dentes" e por aí fora.
Já que falamos neste assunto, relembro aqui um artigo há uns tempos escrito por alguém que já não me lembro, que dizia que os seguidores de mourinho iam morrer cedo ou qualquer coisa do género, isto nos tempos dos Luís Campos, Vitor Pontes e outros tantos que eram dados como "seguidores de mourinho". Em 1º lugar, para se ser bom, não se tem de ser um tal de mourinho, nem parecido! Há muitas características/qualidades que são bem diferentes desse senhor e que permitem chegar-se longe. Ao quererem rumar pelo mesmo caminho de arrogância, muitos acabaram por se perder (Campos afundou duas equipas na mesma época, Pontes nunca mais se ouviu falar...), o que prova que cada um tem de seguir o seu próprio método e não tentar imitar alguém, que pode até ter algum valor mas que não encaro como um herói, e optar por construir a sua própria carreira.
Isto tudo porque tocámos no ponto jesualdo. O seu ar irritante já me incomoda desde que chegou aos lampius, achando-se a última coca-cola do deserto. Tal como o seu valor como treinador indica, a sua passagem pela luz foi fugaz. Seguiu-se o braga, onde fez uma excelente campanha (o ponto alto da sua carreira) o que impediu o seu ego de acalmar. Chegou ao porto onde herdou uma equipa campeã e se limitou a fazer o que até Luís Campos faria com tal plantel e mentalidade vencedora, ser campeão. Tal e qual pegar num cão já educado e leva-lo a passear, manda-lo sentar, deitar, etc, etc.
Concluo este tema como o que jesualdo vale, pouco! Um grande ego transformou-se numa grande cabeça! E esperem para ver como corre a época para ver se tenho ou não razão....
Quanto ao jogo propriamente dito, assumo que o porto foi superior (e que mal tem isso??) na maior parte do tempo. jesualdo, o tal que todos consideram muito bem, borrou-se todo e lançou uma equipa apenas para anular o fantástico meio-campo leonino, deixando à deriva da criatividade de Quaresma (muito pouco feliz, talvez o defrontar o Clube do seu coração pese), da sorte de adriano e da luta e raça de Lisandro.
É verdade que atiraram 3 vezes ao ferro, mas na 1ª Stoijcovic estava lá, na 2ª adriano estava fora de jogo, e na terceira Kaz teve de facto azar. Tirando isso poucas ocasiões houve, sendo até as 2 perdidas de Derlei mais flagrantes.
Viu-se que quem marcasse primeiro muito possivelmente ganhava. E aqui se viu o trabalho que os treinadores fazem, e não o trabalho que herdam. Paulo Bento criou uma Equipa à sua imagem, ao seu estilo e acabou por ganhar um jogo um pouco contra a corrente do jogo (tal como em alguns das épocas passadas) de uma forma cínica e eficaz!! Um golaço de Marat Izmailov a 28m da baliza decidiu a partida, e mesmo que os tripeiros falem do penalty que Tonel cometeu (sim, nós admitimos os erros!) acaba por ficar um pouco pelo roubo no dragão em que pepe pôs a mão, seria expulso, ou então Liedson isolar-se-ia e marcaria, além dos gamanços de que fomos alvos anos a fio por aquelas terras.
Ganhamos, ganhamos bem, e na próxima deslocação ao túnel do vento vamos para ganhar uma vez mais!! Seria a 3ªa vitória consecutiva sobre o porto.
Já agora, contem o número de vitórias de jesualdo contra um grande desde que está no porto....

Sem comentários: