Começo a criar teorias sobre a constante má fase do Sporting esta época. Será que a sensação de "nada a fazer" é um dos motivos para exibições tão terríveis, mas sobretudo tão irregulares na Superliga? Parece que ao iniciar uma nova competição os Leões se animar e entraram num novo ciclo que pode animar um pouco os jogadores e adeptos.

Na segunda parte vieram momentos de excelente futebol! Até Miguel Veloso subiu de rendimento (mas ainda não chega! E o quanto perdemos com isso....). Vukcevic faz-me lembrar o mediatismo de um jogador que também adorava, Marius Niculae! Adorava o Romeno, foi uma grande pena tudo por que passou. Perdeu-se um grande jogador.... O Sérvio lembra-me o Romeno, não só pela música que é a mesma, mas pela dedicação, raça, pujança e inegável qualidade. Tanto um como outro conqusitaram muito rapidamente a plateia de ALvalade.
Liedson continuou a dar show. O Levezinho é capaz de ser para mim o melhor jogador do Sporting. Uma máquina.... Joga com os dois pés, não desiste, é bom de cabeça, dribla bem, defende até ao último minuto, nunca se lesiona.... E bem que mereceu o seu golinho, mas mais cedo ou mais tarde consegui-lo-há!
Continuaram as perdidas e o espectáculo. Veio a lesão de Vukcevic que, ao contrário do nabo de um cronista de hoje dizia, não se lesionou a tentar marcar um golaço porque dali era impossível (perto do banco do Sporting!!??), apenas quis controlar uma bola impossível.
Pior é que com esta lesão, Simon vai parar 3 semanas e arrisca-se a falhar o jogo com o slmerda....
Para terminar, queria dizer que achei muito injusto o Paulo Bento lançar o Tiuí em vez do Celsinho. Quando um jogador est´+a a evoluir e a ganhar confiança a olhos vistos, acho um crime pô-lo a jogar jogo sim jogo não. Além de que Tiuí ainda precisa de ambientação e pareceu-me uma bela m....
Boa vitória do Sporting, embora curta, que será defendida, espera-se que com o mesmo empenho que ontem, em Basileia, num estádio que não será nada fácil....Estádio José Alvalade
relvado bom estado 16 639 espectadores
Kevin Blom [Holanda] Wilco Lobbert + Nicky Siebert Richard Liesveld
Sporting
1 Rui Patrício GR
78 Abel LD
13 Tonel DC
4 Polga DC
18 Grimi LE
24 Miguel Veloso MD
28 João Moutinho MO
7 Izmailov MO a 72'
30 Romagnoli MO
31 Liedson AV
10 Vukcevic AV a 73'
-
34 Stojkovic GR
8 Ronny LE
21 Farnerud MO
25 Pereirinha MO d 72'
88 Celsinho MO
9 Purovic AV
22 Tiuí AV d 73'
Basileia Treinador
Christian Gross
1 Costanzo GR a 45'+1'
12 Malick Ba LD
5 Majstorovic DC
21 Marque DC
3 Hodel LE
8 Huggel MD
22 Ergi c MD
30 Carlitos AD
37 Degen AE a 65'
31 Derdiyok AV
23 Eduardo AV
-
18 Crayton GR d 45'+1'
28 Ferati DC
24 Cabral MD d 65'
16 Frei MO
14 Stocker MO
9 Perovic AV
ÁrbitroTrabalho correcto
O juiz holandês Kevin Blom não teve influência nos lances capitais da partida, mas foi algo incoerente no critério aplicado, uma vez que, depois de permitir agressividade excessiva no início do encontro, passou a apitar com demasiada frequência. Ainda assim, um bom trabalho da equipa de arbitragem.
O Sporting um a um
3 RUI PATRÍCIO
Apenas foi chamado a intervir com dificuldade num lance, mas esteve à altura defendendo para canto um remate acrobático de Eduardo, mostrando grande atenção e reflexos num golpe de rins… "à Vítor Damas". Foi uma só defesa de registo em todo o jogo, é verdade, mas que permitiu à equipa cumprir um dos objectivos para esta noite europeia: não sofrer golos.
3 ABEL
Depois de ausência por lesão, está agora a ganhar ritmo e a voltar às boas exibições. O crescendo de forma reflecte-se na velocidade, resistência e no discernimento que coloca nas subidas no terreno. Dispôs de duas oportunidades de testar o remate de longe (28' e 72')… mas ambas saíram ao lado.
2,5 TONEL
As movimentações constantes da dupla Eduardo-Derdiyok criaram-lhe algumas dificuldades, que se acentuaram nos lances de bola parada, tal o poderio aéreo dos dois atacantes da equipa suíça. Em lances ofensivos, não conseguiu impor o seu bom sentido posicional e pontaria nos cabeceamentos.
2,5 POLGA
Sofreu do mesmo mal que Tonel nas jogadas pelo ar, de bola parada, mas, no jogo corrido, foi imperial e autoritário. No ataque, teve o golo nos pés: aos 57 minutos, apanhou uma sobra ao segundo poste e não hesitou no remate, forte, que saiu por cima.
3 GRIMI
Impecável a defender, não pensa duas vezes antes de despachar a bola para a frente e afastá-la de zonas de perigo. A atacar, foi comedido, mas, quando sobe… sobe pela certa, e os seus cruzamentos prometem dar muitas alegrias aos adeptos. Começou a jogada do golo inaugural e arrancou dois bons cruzamentos, não aproveitados pelo ataque. Refira-se ainda o bom entendimento com Romagnoli, quando este descai para o lado esquerdo do ataque… à semelhança do que sucedia há um ano, com Tello.
2,5 MIGUEL VELOSO
Na primeira parte, o jogo do Sporting, muito directo, praticamente não passou pelo trinco, que quase se limitou a correr sem bola, desgastando-se. No reatamento, ajudou o meio-campo a ter mais bola, mas continua sem ser o vértice recuado de que a equipa precisa. Está a subir de forma, mas ainda aquém do seu melhor nível. Só que ontem já esteve melhor…
3 JOÃO MOUTINHO
Actuou no lado direito do losango do meio-campo, mas raramente explorou o seu flanco na primeira parte. Na segunda metade, subiu de rendimento (a primeira foi mais de "combate", travando alguns "duelos" com Carlitos, ao qual arrancou um amarelo) e, embora falhando muitas vezes o último passe, conseguiu endossar a bola em boas condições a Vukcevic para o 2-0. Acabou a jogar na esquerda.
2 IZMAILOV
Tal como todos os colegas de sector, pouco se viu na primeira parte, fruto do estilo de jogo colocado em prática pelos leões. Aos 37 minutos, podia ter dilatado a vantagem sportinguista, mas perdeu-se em fintas e desperdiçou ocasião soberana de golo. Na segunda parte, nem se viu, pecando por tardia a sua substituição.
3 ROMAGNOLI
Marcou o ritmo e pautou o jogo ofensivo do Sporting, entrando em grande no jogo ao fazer a assistência para o 1-0 logo aos 8 minutos. Também teve a sua oportunidade de marcar, mas o seu remate de pé esquerdo, aos 56 minutos, foi desviado pelo guarda-redes para canto.
2 LIEDSON
Não está no seu melhor a finalizar. Corre e luta como sempre, mas os remates não estão a ser eficazes como outrora: aos 32', o guardião defendeu para canto, aos 62', para o poste, e, aos 88', a entrar isolado do lado esquerdo da área, rematou ao lado. E, se a finalização não é o que era, ainda tentou assistir os colegas (aos 22', Romagnoli não chegou por pouco…), também sem êxito.
1,5 PEREIRINHA
Cerca de 20 minutos em campo, a médio pela direita, nos quais pouco tocou na bola. Esteve longe de exibições recentes, quer na defesa, quer no meio-campo, pouco acrescentando à equipa.
1,5 TIUÍ
Demonstra grande vontade e querer, mas tecnicamente deixa a desejar. Entrou aos 72 minutos para render o lesionado Vukcevic no ataque, e a sua melhor intervenção foi sem tocar na bola, ou seja, uma simulação que deixou João Moutinho em posição de remate.
3,5 Vukcevic
Continua a fazer de... Liedson e atravessa um momento tão eficaz que até quando o remate sai mal dá golo (no primeiro de ontem, beneficiou de um desvio). Na partida anterior, tinha dado coesão ao "miolo", mas agora voltou ao ataque e justificou a aposta com os dois golos da vitória, que podiam ter sido três, se tivesse concretizado oportunidade flagrante aos 26'. Saiu lesionado depois de levantar Alvalade com um golaço... e agora pára três semanas devido à mazela.
10
Número da camisola e… de golos de Vukcevic na presente época: 5 na Bwin Liga, 2 na Taça UEFA, 2 na Taça da Liga e 1 na Taça de Portugal.
Homem-show
O estilo acrobático com que Vukcevic se faz aos lances torna-o num homem-show apreciado. Ontem, num lance inofensivo, a sua vertente mais espectacular provocou-lhe uma lesão… P.S.(Gostava de dizer que quando entrei no Estádio para o meu lugar, no Sector A 14, Fila 17, Lugar 26, na Juve Leo, deparei-me com a presença de adeptos do Nurenberga neste sector, prontos a apoiar o Sporting. Desjo-lhes a eles toda a sorte para amanhã! Pouco depois saí e fui para o camarote com o Manolo)
Sem comentários:
Enviar um comentário