sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

2ª Mão dos 16avos da Final da Taça UEFA










Basileia-0 Sporting-3
(0-1 Bruno Pereirinha 2', 0-2 Liedson 41' e 0-3 Liedson 52')

E assim foi, o Sporting dissipou as dúvidas quanto a uma possível boa campanha na Taça UEFA. Pelo menos o facto de conseguir duas vitórias na competição, sendo que esta última foi num estádio onde o anfitrião não conhecia o sabor da derrota em jogos europeus há 2 anos (14 jogos) e logo com uma expressiva chapa 3! A isto juntamos o 6º golo de Liedson em 8 partidas (6 na Champions).

Era um jogo que me apetecia muito ver, estava com pica e curiosidade para ver o que o meu Clube ia fazer na já referido difícil estádio com uma boa vantagem. No entanto, aconteceu-me algo de que não estava à espera; além de ter passado o dia a acompanhar o Camaraman do programa "Golf e Golfistas" que a empresa onde trabalho produz à Quinta do Peru, fui mandado já com pouca margem de manobra e tempo, para o jantar de entrega de prémios desse mesmo torneio. O facto é que ainda acreditei que a pessoa que tinha de entrevistar para a Sporttv se despachasse cedo e ainda conseguisse ver pelo menos a 2ª parte do jogo. Ilusão minha. Além do c..... ter demorado horas, disseram-me para ficar até ao fim da entrega dos prémios para entrevistar mais um ou outro nabo.... Fiquei doente, e quanto mais msgs ia recebendo de golos, mais minha febre aumentava. Pelo menos tive razão para festejar e não, uma vez mais para chorar.
O pouco que sei do jogo foi o que li e vi. O Sporting entrou da melhor maneira possível! De uma maneira feliz! Após passe fantástico de Moutinho, Pereirinha conclui da melhor maneira a jogada! " minutos de jogo apenas e o Sporting entrava no jogo quase a mata-lo! Os Suíços passavam em apenas dois minutos de marcar o dobro dos golos previstos, passando dos 2 para os 4.

Rui Patrício exibiu-se a bom nível, fazendo Stoi roer ainda mais as unhas no longínquo banco de suplentes e Liedson, aquela máquina, matou realmente o jogo aos 41 mins num golo pleno de oportunidade e classe, tal como se lhe conhece.
Deve ter sido das 2ªs mãos mais tranquilas de que ouvi falar!
O mesmo Liedson aplicou a chapa poucos minutos após o reinício do jogo e a partir daqui, criaram-se boas oportunidades não concretizadas, mas o que interessa é que, mesmo com a ajuda da sorte, passámos a eliminatória! E mais, o Atlético de Madrid, que seria o adversário dos Leões caso dessem a volta à derrota por 1-0 da 1ª mão em Bolton, empatou a zero no Vicente Calderón e acabou eliminado! Livramo-nos portanto de apanhar um adversário teoricamente mais complicado.... As dificuldades no entanto, manter-se-hão!

Para estragar a noite, só mesmo mais uma chouriçada à "venfique".
Mais uma bela cagada "à venfique", desta vez com a bela jersey côr-de-rosa


Estádio St. Jacob Park
Relvado mau estado
16 360 espectadores

Tommy Skjerven [Noruega]
Dag-Roger Nebben + Frank Andas
Brage Sandmoen

Basileia
Treinador Christian Gross
18 Crayton GR
32 Zanni LD
5 Majstorovic DC
21 Marque DC
3 Hodel LE
8 Huggel MD a INT
22 Ergic MD a 71'
37 Degen AD
30 Carlitos AE
22 Eduardo AV a 60'
31 Derdiyok AV
25 Leutwiller GR
28 Ferati DC
12 Malick Ba MD d INT
24 Cabral MD
14 Stocker MO
16 Frei MO d 60'
9 Perovic AV d 71'

Amarelos
Nada a assinalar
VERMELHOS
Nada a assinalar

Sporting
Treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR
78 Abel LD
13 Tonel DC
4 Polga DC a 55'
18 Grimi LE a 68'
24 Miguel Veloso MD
25 Pereirinha MO
28 João Moutinho MO
30 Romagnoli MO a 60'
31 Liedson AV
22 Tiuí AV
34 Stojkovic GR
2 Pedro Silva LD
26 Gladstone DC d 55'
8 Ronny LE d 68'
21 Farnerud MO d 60'
88 Celsinho MO
9 Purovic AV

Amarelos
79' Abel
VERMELHOS
Nada a assinalar

O Sporting um a um

4 Rui Patrício
Concentrado a sair de entre os postes, revelou-se sempre destemido no momento de enfrentar os avançados contrários. Aos 28' e 45'+2', foi astuto e felino na forma como evitou o golo suíço. Na retina ficou ainda a excelente intervenção aos 36', após remate de Ergic, quando este, na sua cara, podia ter feito estragos. Excelente exibição.

3 Abel
Conteve grande parte das investidas de Carlitos. Porém, o facto de ter pela frente um extremo de raiz resultou, algumas vezes, em dissabores posicionais. A entrega foi a mesma de sempre, e isso foi o suficiente para participar de forma assertiva no processo de construção ofensiva, no qual executou algumas transições a preceito.

3 Tonel
Inicialmente, começou por demonstrar algumas hesitações no momento de desarmar os avançados contrários. A passividade esfumou-se com o decorrer dos minutos, e paulatinamente foi revelando melhorias nas intercepções pelo chão, como foi o caso do corte providencial aos 35'. Segunda metade sem mácula.

2,5 Polga
Padeceu do mesmo mal do parceiro do centro da defesa nos primeiros minutos do desafio, demorando a acertar a marcação ao compatriota Eduardo. Recompôs-se com a classe habitual - pesem algumas insuficiências ao nível do passe -, mas acabou por ser poupado por Paulo Bento, aos 55'.

3 Grimi
Não facilitou em termos posicionais, mostrando enorme concentração sempre que foi forçado a anular as ténues tentativas de ataque pelo seu flanco. Provou uma vez mais que confere enorme consistência defensiva à equipa. Sempre que teve oportunidade, subiu com perigo pelo seu flanco e ainda esteve perto de marcar de cabeça aos 34'. Saiu lesionado aos 68'.

3 Miguel Veloso
Fisicamente, está melhor, e isso nota-se na forma como procura ir a todas. Por vezes, perdeu-se nessa batalha e não acertou o tempo de desarme aos oponentes, nomeadamente no primeiro tempo, concedendo posteriormente alguns espaços que não foram convenientemente aproveitados pelos suíços. A preponderância na primeira fase do processo de construção aumentou na segunda parte.

4 Pereirinha
Na primeira vez que tocou na bola, aos 2', estreou-se a marcar com a camisola dos leões nas competições europeias. O remate foi superiormente executado após uma diagonal bem executada, movimento que se viria a repetir com frequência no decurso do desafio. Aos 23'e 50', por duas ocasiões, voltou a estar perto de marcar - no segundo desses lances, Liedson aproveitou na recarga. Efectuou uma actuação muito consistente, provando que a passagem pelo lado direito da defensiva lhe deu outra dimensão e confiança.

4 João Moutinho
O passe magistral de trivela para Pereirinha inaugurar o marcador é o melhor cartão de visita para uma exibição plena de entrega, inteligência e, sobretudo, maturidade. O capitão assumiu a condução de todo o processo ofensivo e defensivo da formação leonina, sempre assente na enorme qualidade de passe e visão de jogo que possui. Com um pulmão inesgotável, foi a todas, dobrou colegas e monopolizou grande parte das transições.

2,5 Romagnoli
Duas ou três arrancadas na primeira parte deixaram a cabeça dos suíços feita em água, mas raramente tomou a melhor opção no momento do passe. Podia e devia ter feito melhor quando surgiu, aos 54', na cara de Crayton: foi displicente na finalização, depois de isolado por Pereirinha.

2,5 Tiuí
Correu muito e destacou-se essencialmente quando foi chamado a participar no processo defensivo, onde não se cansou de pressionar os defensores contrários. Já em termos ofensivos, raras foram as ocasiões em que não mostrou inconsequência nas suas acções.

1,5 Gladstone
Entrou e teve pouco trabalho perante a frágil equipa suíça.

1,5 Farnerud
Revelou acerto a nível do passe e somou mais alguns minutos de competição.

2 Ronny
Duas ou três subidas pela esquerda, um tiro aos 86', para defesa de Crayton, e… um livre directo travado pela barra, aos 90'.

A ESTRELA: Liedson (4)
Lutador como sempre, o goleador baiano voltou aos golos na Europa e mostrou a frieza no momento de finalizar que o tem caracterizado deste que chegou a Alvalade. Começou por se dar mal sempre que procurou situações de um para um, mas, quando simplificou os seus processos, transformou-se num autêntico 31 para os suíços. Marcou por duas ocasiões e podia tê-lo feito novamente aos 51', primeiro de calcanhar e depois com mais um chapéu a Crayton.
6
Os golos que o avançado brasileiro já leva nas competições europeias na presente temporada: quatro na Champions e agora dois na UEFA.
Raça
É algo que não falta ao goleador, que em todos os jogos faz questão de "massacrar" os defesas contrários. E também na missão de defender a sua baliza… por vezes é o primeiro a fazê-lo.

Árbitro
Tommy Skjerven liderou a sua equipa numa actuação sóbria, durante a qual manteve sempre o controlo de uma partida que, diga-se, nunca foi demasiado complicada de dirigir. Louvem-se a vontade do norueguês de deixar jogar e a coerência nos critérios.



Revista de Imprensa
UEFA.com
Depois de terem vencido por 2-0 na primeira mão, em Lisboa, os leões desfizeram qualquer dúvida quanto ao desfecho da eliminatória ao marcarem logo aos dois minutos, por intermédio de Bruno Pereirinha. Liedson aumentou a vantagem dos portugueses perto do intervalo e confirmou, no início da segunda parte, a primeira derrota do Basileia ao fim de 13 jogos nas provas europeias realizados no St. Jakob Park, onde não perdia há mais de dois anos.




SKYSPORTS
Depois de terem ganho a primeira mão por 2-0 em casa, os visitantes facilitaram bastante a sua tarefa ao marcarem um golo crucial ao fim de apenas dois minutos. Pereirinha foi o autor do golo. O Sporting reforçou a liderança na eliminatória quatro minutos antes do intervalo, por Liedson. O avançado completou então a vitória com o seu segundo golo, aos 52 minutos, num forte remate. O Sporting vai agora defrontar o Bolton.




24heures
O Basileia não teve tempo de acreditar num milagre frente ao Sporting nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Derrotado por 2-0 no primeiro jogo, o Basileia foi ao tapete em menos de dois minutos no St. Jakob Park. Foi o tempo suficiente para Pereirinha fazer o golo "assassino", após um passe do capitão Moutinho. O Sporting chegou ao 3-0 e defrontará o Bolton na próxima fase. Com este jogo, o Basileia terminou uma série de 13 jogos sem perder em casa na Europa.




globoesporte.com
O brasileiro Liedson foi o grande destaque da partida entre Sporting e Basileia, na Suíça. O atacante marcou dois golos na vitória da equipa portuguesa por 3 a 0, resultado que confirmou a classificação do Sporting para os oitavos-de-final da Taça UEFA.

Sem comentários: