terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

19ª Jornada da "Superliga"

Sporting-2 E. Amadora-0
(1-0 João Moutinho 17' e 2-0 Liedson 77')

Jogo muito cinzento.... Tão cinzento como o tempo que estava. Aliás, estava tão mau tempo, tanto frio e chuva que dispensava totalmente ir a Alvalade. Tentei arranjar soluções para ver o jogo (na Sporttv, que eu não tenho), e após quase ter de ir ao jogo, acabei por me mitrar para casa do Gordo.

O jogo era, na teoria, fácil. Jogávamos em casa e os da "porcalhota" não são propriamente a equipa mais temida. O que poderia dificultar era a chuva, que estava disposta a estragar o pouco espectáculo que o Sporting nos tem dado ese ano.
Celsinho foi titular para o lugar de Romagnoli e apesar de ter tido alguns pormenores interessantes, não foi um desequilíbrio, acabando por ficar nos balneários ao intervalo.
Na 1ª ocasião da partida, aos 17 mins, o Capitão Leonino faz um golaço a Nelson (ovacionado no seu regresso a Alvalade! E bem que o mereceu! Além de 9 anos passados de Leão ao peito, era um tipo impecável! Ainda me lembro de quando fui ver um treino com o Mike e caçar uns autógrafos, mostrou-se muito simpático e até explicou a lesão que tinha. Um bacano! Em termos de valor, também o preferia coo 3º GR ao invés de Tiago). Recebendo uma sobra do lado esquerdo, flecte para o centro e em arco faz o que poderá ser o seu melhor golo da sua carreira até ao momento.


Mas nem por isso o Sporting entusiasmou e mesmo com o lateral esquerdo adversário, Nelson Cabral, a ser expulso ainda na 1ª parte, o Sporting aproveitou a superioridade numérica.

Com a 2ª parte continuou a chuva e o fraco futebol. Ronny, hoje também titular para poupar Grimi para o Basileia, fez uma dezena de cruzamentos para as mãos de Nélson.
Até que veio um dos lances que marcou a partida; Moutinho faz uma grande abertura para o até então praticamente desaparecido Tiuí, que isolado tenta driblar Nelson, que lhe toca quando o brasileiro já se estava a atirar para o chão. Resultado; na minha opinião é penalty, mas o avançado já se estava a lançar para o chão, pelo que pdoeria ser evitado, pois Nelson não tenta derruba-lo! Mas uma vez assinalada a grande penalidade, nada mais haveria a fazer a não ser expulsar o Leão Nelson, que saiu perante um enorme aplauso dos de Alvalade qu provaram, uma vez mais, que não esquecem os seus.
Mas com o penalty veio mais uma dúvida; quem o marcava? na minha opinião, Leandro Romagnoli, que marcava tudo o que eram bolas paradas no San Lorenzo, deveria ser o eleito, mas como o Argentino saltou do banco para substituir Celsinho ao intervalo, a opção recaiu para.... Polga.... Lá está, que perante a possibilidade de se estrear na Liga a marcar, o remate, embora bem executado, saiu a rasar a trave, tornando-se assim no 4º penalty da época falhado num total de 8 beneficiados.

E com 11 contra 9 e com apenas 9 mins da segunda parte jogados, esperava-se maior caudal ofensivo do Sporting e quem sabe uma goleada! Mas os pupilos de Paulo Bento optaram por gerir o jogo e talvez criar uma ou outra ocasião, quem sabe marcar um ou outro golito. Compreendo que com o jogo praticamente ganho, que se pense no próximo jogo (em basileia para a UEFA), mas tal inércia e apatia naõ se justificam, pois apesar de tudo, as mais de 16mil pessoas que se deslocaram ao Estádio, mesmo com o mau tempo, merciam algo melhor que isto....



E aos 77 mins veio o que todos queriam, o golo de Liedshow! Num frango de Pedro Alves que entretanto substituira Nelson, largando uma bola fácil, deixando-a à mercê do Levezinho que só teve de a empurrar para a baliza deserta.

Com pelo menos 15 mins de jogo (mais de certeza com o tempo perdido com a expulsão de Nelson), estava dada a machadada final, e ainda houve tempo para Romagnoli permitir uma grande defesa ao GR, tal como Tiuí proporcionar a defesa da noite quando parecia golo certo.

Não se percebeu foi a substituição.... Tiuí por.... Farnerud! Uma vez mais assobiado. Porque não lançar Purovic? Será que um Estrela da Amadora com menos 2 ainda poderia representar perigo a um Leão a ganhar por 2-0 no seu próprio reduto? A resposta fica para Paulo Bento....

Mais 3 pontos nesta difícil luta pela Champions são a História deste encontro. O Sportng continua a não entusiasmar, espera-se no entanto que na 5ª feira com o Basileia, possamos ter mais uma alegria, nem que seja a da passagem aos 8avos....




Estadio José Alvalade
relvado encharcado
16 275 espectadores





Artur Soares Dias [AF Porto]
João Silva + Rui Licínio
João Andrade





Sporting
Treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR
78 Abel LD a 69'
13 Tonel DC
4 Polga DC
8 Ronny LE
24 Miguel Veloso MD
25 Pereirinha MO
28 João Moutinho MO
88 Celsinho MO a INT
31 Liedson AV
22 Tiuí AV a 78'
-
34 Stojkovic GR
2 Pedro Silva LD d 69'
18 Grimi LE
26 Gladstone DC
21 Farnerud MO d 78'
30 Romagnoli MO d INT
9 Purovic AV





GOLOS
1-017'
João Moutinho
2-077'
Liedson





Amarelos
8' Abel





VERMELHOS
Nada a assinalar





Estrela da Amadora
Treinador Daúto Faquirá
1 Nélson GR
2 Rui Duarte LD
34 Wagnão DC
15 Maurício DC
55 Hélder Cabral LE
14 Marco Paulo MD a INT
16 Fernando MD
26 Celestino MO
23 Mendonça AD a 79'
32 Moreno AE
10 Mateus AV a 59'
-
25 Pedro Alves GR d 59'
20 Hugo Carreira DC d INT
7 Pedro Pereira AD
13 Nuno Viveiros AE
17 Adul AE
77 Giancarlo AV d 79'
9 Anselmo AV





Amarelos
12' Hélder Cabral 41' Hélder Cabral 42' Maurício





VERMELHOS
41' Hélder Cabral54' Nélson




O Sporting um a um





2,5 Rui Patrício,
Revelou-se atento, num jogo onde não foi obrigado a grandes intervenções. Nos lances em foi chamado, mostrou destreza fora dos postes, com destaque para uma saída a soco (40') a desfazer um cruzamento de Mateus. Previdente a pontapear uma bola atrasada por Polga que ficou presa na relva (22'). No segundo tempo, foi quase um espectador.





2,5 Abel
Coube-lhe o cruzamento que está na origem do primeiro golo, procurando lançar Liedson (17'), com a bola a sobrar depois para Moutinho. Actuou a um nível muito próximo daquilo que já exibiu esta temporada.





2,5 Tonel
Logo aos 11', esteve perto de inaugurar o marcador, antecipando-se a Nélson com um golpe de cabeça. Nas tarefas defensivas, limitou-se a cumprir sem dificuldades.





2 Polga
Voltou a falhar um penálti (à semelhança do que já fizera com o Leiria, em Dezembro), não acertando sequer na baliza (60'). Um lance que o deixou furioso, ele que ainda não marcou golos na Liga. Além disso, aos 22' fez um atraso perigoso para Rui Patrício, obrigando o guarda-redes a despachar a bola, depois de esta ter ficado presa no relvado molhado. Pouco trabalho no plano defensivo.





2,5 Ronny
Sentiu algumas dificuldades frente a Mendonça e Mateus, mas nunca comprometeu. Com o Estrela da Amadora a jogar grande parte do segundo tempo com nove unidades, foi mais um extremo no corredor esquerdo.









2,5 Miguel Veloso
Parece mais solto, mais concentrado, emprestando maior dinamismo e poder de acção ao colectivo. Preencheu bem os espaços no meio-campo, impulsionando a equipa para o ataque, ao mesmo tempo que equilibrou as acções defensivas.




2,5 Pereirinha
Foi o autor do cruzamento que proporcionou o 2-0 (77'). Além disso, revelou disciplina táctica, funcionando como um apoio importante para Abel. Quando o Estrela da Amadora passou a jogar em inferioridade numérica, soltou-se ofensivamente.




1,5 Celsinho
Voltou ao onze, estreando-se, como titular, em jogos do Campeonato. Desta feita com funções de camisola dez, revelou alguns pormenores ao nível do passe, mas muita lentidão de processos. Foi várias vezes desarmado em pleno meio-campo, tornando-se uma presa fácil para o adversário. O estado do terreno também não ajudava, e o camisola 88 ficou nos balneários após o intervalo.




3 Tiuí
Começa a ganhar o seu espaço dentro do onze. Buliçoso, nunca se dá a marcação e revela um excelente entendimento com Liedson. Destaque para a forma como fugiu à defesa, após abertura de João Moutinho, isolando-se, para depois obrigar Nélson a cometer penálti (56'). Volvidos seis minutos, apareceu bem na cara do guarda-redes, mas o remate foi desviado por Pedro Alves. Excelente a combinação com Liedson, culminada com um remate às malhas laterais. Saiu debaixo de aplausos.




3 Liedson
Regresso aos golos no Campeonato, três meses e meio depois de ter marcado à Naval (4 de Novembro). Um tento pleno de oportunidade, aproveitando um erro crasso do guardião tricolor, que largou a bola, limitando-se a empurrar o esférico para a baliza. Também fica ligado ao lance do primeiro golo, uma vez que conseguiu atrapalhar dois defesas do Estrela da Amadora, levando a bola a sobrar para João Moutinho. Ainda desperdiçou outra oportunidade aos 90+2'.




2,5 Romagnoli
Duas assistências soberbas para Tiuí e Liedson (62' e 90+2') e uma oportunidade de golo que apenas não se concretizou devido a grande intervenção de Pedro Alves. Tudo isto em 45'.




2 Pedro Silva
Regresso à competição, cinco meses e meio depois de uma lesão grave no joelho esquerdo. O lateral estreou-se em Alvalade e fê-lo bem, aproveitando as dificuldades do adversário para subir no flanco e registar alguns bons cruzamentos.




1,5 Farnerud
Novamente assobiado quando entrou (?), destacou-se aos 89', alvejando a baliza tricolor com um remate de longe.



A ESTRELA: João Moutinho (3,5)
Desenhou o início da vitória com um golo soberbo, à entrada da área, levando a bola a descrever um arco que apenas parou no fundo da baliza de Nélson (17'). Um lance genial, que trouxe outra serenidade à equipa e ajudou o capitão a galvanizar-se para uma exibição de alto rendimento. Além deste "pormenor", voltou a brilhar com uma abertura que deixou Tiuí isolado, no lance do qual resultou um penálti e a consequente expulsão de Nélson (56').
4
O golo apontado ontem a Nélson, certamente um dos mais bonitos da carreira, é já o quarto da sua conta pessoal na Bwin Liga.
Dínamo
o camisola 28 leonino cumpriu o 19.º jogo no campeonato a titular, jogando sempre os 90' de cada uma das partidas realizadas. O capitão leonino é um autêntico poço de energia e regularidade, funcionando como o pulmão da equipa.



Árbitro
Sem... influência
Independentemente de um ou outro equívoco no plano técnico, a actuação de Artur Soares Dias não merece grandes reparos, até porque decidiu de forma acertada nos lances capitais da partida: expulsou bem, por acumulação de amarelos, Hélder Cabral, e merece o benefício da dúvida no assinalar da grande penalidade por falta de Nélson - e exibir ao guardião o respectivo cartão vermelho - sobre Rodrigo Tiuí. No aspecto técnico, o árbitro do Porto não esteve mal.



O Tribunal de O JOGO
Penálti de Nélson sobre Tiuí levanta interrogações
Situação duvidosa a protagonizada por Rodrigo Tiuí e Nélson na grande área tricolor. O painel de juízes do Tribunal d'O JOGO divide-se quanto à decisão do árbitro em relação a este lance: uns dando o benefício da dúvida a Artur Soares Dias, outros pondo em causa a queda de Tiuí na área de rigor. De resto, o árbitro da partida esteve em bom plano, expulsando (por acumulação de amarelos) o estrelista Hélder Cabral do jogo e validando o segundo golo do Sporting a Liedson, cujo confronto físico com Pedro Alves (que deixou escapar a bola) levantou, na altura, algumas interrogações.
O CASOLance de Tiuí não gera consenso
56'
Nélson comete falta na área sobre Tiuí? Justifica-se a respectiva expulsão?
JORGE COROADO
+
É notório, pelas imagens televisivas, que Nélson não comete infracção passível de grande penalidade. Porém, há que reconhecer que, no terreno, é grande penalidade clássica.
SOARES DIAS
+
Não há dúvida de que Nélson comete falta sobre Tiuí, merecedora de acção disciplinar com o cartão vermelho, uma vez que estava isolado e tinha a baliza enquadrada para fazer golo.
ROSA SANTOS
-
Na realidade, não existe falta do guarda-redes sobre Tiuí, que enganou o árbitro ao deixar-se cair na área. Castigo máximo mal assinalado.
ANTÓNIO ROLA
-
Nélson sai à jogada sem provocar o contacto, sendo o mesmo provocado pelo adversário. Enquanto ex-árbitro, aceito e admito a decisão do árbitro de sancionar a grande penalidade. Porque estou a julgar pela TV, observo que, efectivamente, o guardião não toca em Tiuí. Por muito que me custe, tenho de penalizar o árbitro neste lance.
OUTROS CASOS
12'
Justifica-se a exibição do cartão amarelo a Hélder Cabral por falta sobre Abel?
41'
Hélder Cabral é advertido com o segundo cartão amarelo por carga sobre Liedson. Decisão acertada do árbitro?
42'
Existe infracção de Moreno sobre Abel dentro da grande área?
77'
Há falta aparente de Liedson sobre Pedro Alves no lance do 2-0?
JORGE COROADO
+
A jogada era prometedora, e Hélder Cabral, de forma temerária, derrubou o seu adversário. O cartão amarelo impunha-se ao atleta.
+
A decisão é acertada e exigível. Hélder Cabral toca no pé de Liedson, contribuindo para a sua queda. Comportamento antidesportivo com exibição do respectivo cartão amarelo.
+
Não há absolutamente nada. Há uma disputa legal de bola, um contacto usual e um terreno difícil a propiciar a queda.
+
É o guarda-redes do Estrela da Amadora que vai chocar com Liedson. Mesmo que este tivesse feito carga, ela teria acontecido em zona permitida. Não há nada, pois, a apontar quanto à validação do golo.
SOARES DIAS
+
Hélder Cabral tem uma entrada por trás atingindo o seu adversário. Bem exibido o cartão amarelo ao jogador do Estrela da Amadora.
+
A falta cometida por Hélder Cabral era merecedora de cartão amarelo, uma vez que a jogada era prometedora.
+
Não existe qualquer falta do jogador do Estrela. Houve uma disputa de bola e há um contacto normal entre os dois, pelo que fez bem o árbitro em deixar seguir o lance.
+
Não existe qualquer falta, uma vez que o guarda-redes deixa escapar a bola à mercê do jogador mais próximo, que, na ocasião, era Liedson.
ROSA SANTOS
+
Há uma entrada perigosa de Hélder Cabral, passível de exibição do cartão amarelo. O árbitro não hesitou, e muito bem.
+
Sim, Hélder Cabral impede Liedson de prosseguir a jogada tocando-lhe no pé. Bem ajuizada a acção disciplinar.
+
Não existe falta de Moreno sobre Abel. Trata-se de uma disputa de bola normal dentro da área, sem motivo para falta.
+
Existe um encosto ligeiro de Liedson ao guarda-redes , que deveria ter capacidade para segurar a bola, evitando essa situação. No entanto, não há motivo para assinalar qualquer irregularidade.
ANTÓNIO ROLA
+
Independentemente de o terreno estar bastante pesado, Hélder Cabral teve uma entrada perigosa sobre o adversário, pelo que se aceita que o árbitro tenha exibido o cartão amarelo ao infractor.
+
Hélder Cabral, sem qualquer hipótese de jogar a bola, derruba Liedson e, por conseguinte, corta uma jogada de contra-ataque contra a sua equipa. Bem o árbitro no aspecto técnico e disciplinar.
+
Tanto o jogador do Estrela como o do Sporting disputam a bola, e Abel cai sem qualquer falta do adversário. Bem o árbitro em nada assinalar e em deixar prosseguir o jogo.
+
O guarda-redes do Estrela sai para agarrar a bola e, já fora da área de baliza, provoca o contacto com Liedson e perde a bola, sem que o adversário tenha cometido qualquer falta. O golo foi, por isso, legal.




Sem comentários: