sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O que se passa afinal com o Sporting?

Realmente ainda mal tinha começado a época e esta já era considerada para esquecer.
O plantel, por mais lacunas que tenha, não é mau de todo. Tem jogadores conceituados, jogadores com uma enorme margem e progressão, o melhor avançado a jogar em Portugal, um grande treinador. No entanto, pior que os maus resultados, são as exibições. Bem sei que se vê o apoio incondicional do verdadeiro adepto nos maus momentos, mas acreditem que custa estar num estádio e apanhar uma grande seca para apanhar trânsito a ir para casa e ainda se chegar a más horas a casa.
Há jogadores que estão em sub-rendimento como por ex o Miguel Veloso, que se mostra um jogador burro cuja fama lhe subiu à cabeça, passando a arrastar-se pelos campos. Jogadores assim, não obrigado!! Prefiro que seja vendido do que esteja insatisfeito em Alvalade. Scolari estev emuito bem em dizer que não convocava "bundas grandes" e "modelos". Sinceramente, se fosse eu o treinador quer do Sporting quer da Selecção, não o convocaria até realmente ver que andava a comer a relva.
Liedson não está em sub-rendimento, apenas a ultrapassar uma gritante fase de ineficácia. Quem vê os jogos do Baiano, bem que pode ver que o Levezinho galga kms, vem à defesa ajudar aos 90 mins se for preciso. Quase que dá vontade de dizer que merece voos mais altos do que o nosso Clube.
O nosso apitão, o 2º mais novo de toda a História do Clube atrás de Francico Stromp, João Moutinho nunca foi brilhante. A grande força deste jogador é a maneira como encara cada jogo seja que adversário for, a sua regularidade impressionante e a sua maturidade para a idade que tem. Sinceramente acho que um jogador para ser "óptimo", não tem de ter aquele conceito de decisivo, ou jogador de drible, mas sim levar a equipa para a frente como o João Moutinho leva! Falta de garra e ambição são coisas de que nunca o poderemos acusar. No entanto, tal como Liedson, não faz uma equipa....
Os centrais são bons. O Polga sim, é brilhante. O Tonel é prático e combativo. Complementam-se bem. O Abel está a fazer uma grande época, mas a lacuna é claramente a defesa esquerda. Ronny.... 1 aninho numa equipa a rodar era o segredo! Numa equipa onde realmente tivesse de defender para aprender a fazer o que um lateral mais deve fazer; defender. Quanto aos livres? Bem.... No outro dia um comentador de televisão dizia: "Ronny é um especialista em livres, já marcou bastanets pelo Sporting, nomeadamente o contra a Naval o ano passado!". A minha pergunta é se alguém se lembra de mais algum?? Foi o único.... Pode ser que Grimi venha dar uma lufada de ar fresco a esta defesa.
Perder numa só época 3 jogadores indispensáveis, internacionais, especialmente do mesmo sector, a defesa, é um acto de má gestão. Estpecialmente se para os seus lugares não vierem atletas substitutos com um valor no mínimo credível.
Para mim Stoijkovic é o melhor GR do Sporting, acho mesmo que o Sporting o deveria aproveitar e lançar o puto Rui Patrício aos poucos. Ganhava-se experiência e naturalmente qualidade. De Ricardo apenas digo que foi uma terrível venda. Critique quem quiser, trazia muita segurança e era bem melhor do que qualquer um dos actuais.
Perder o Caneira, uma grande referência e uma fonte de liderança e experiência foi uma pena, mas segundo percebi, a SAD nada mais podia fazer. Quanto ao Tello, fui estupidez e apatia. Ao deixar para a última, este jogador que foi record de transferência em Alvalade (7,5M€ em 2000 se não me engano), mas que também só se afirmou nos últimos tempos, perdeu-se um valor seguro na nossa Equipa....
Desenganem-se quanto às capacidades da nossa Equipa para esta época. Sinceramente, se terminarmos a temporada 2007/2008 com uma Super-Taça e uma mísera Taça da Liga, é muito bom para o que se fez até agora. Pode ser que esteja enganado e que o Sporting ainda me surpreenda, mas dificilmente vejo os Leões com capacidade de luta na Taça UEFA ou na luta pelo 2º lugar. Apesar de termos de jogar contra uns igualmente-maus lampiões, em caso de dúvida a vantagem histórica cai sempre para cima dos merdosos....
Se o Sporting não assegura a presença da Liga dos Campeões 2008/2009, então a próxima época será, à partida, ainda mais triste do que esta.

O que realmente em deixa triste é o facto de antes encarar uma semana com a pensar "Porreiro, este fds vou a ALvalade", passando a nem se quer ficar triste com os miseráveis resultados ou com comentários depreciativos de outros, havendo em alguns concordância da minha parte.... O Sporting é uma das paixões da minha vida. Ver o Clube do meu coração nesta performance é algo que me preocupa seriamente. Podem ter a certeza de que se o Sá ainda estivesse no Sporting, as coisas não seriam assim.

Sem comentários: