sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

3ª Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga

Sporting-3 Penafiel-1
(1-0 Romagnoli 21 ', 2-0 Izmailov 28' e 3-1 Izmailov 96')
Estádio josé alvalade Relvado EM BOM ESTADO 7571 espectadores
João Ferreira [AF Setúbal] Pais António + Luís Ramos Hugo Miguel

Sporting
Treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR
25 Pereirinha LD
13 Tonel DC
26 Gladstone DC
8 Ronny LE a 84'
24 Miguel Veloso MD
28 João Moutinho MO
7 Izmailov MO
30 Romagnoli MO a 66'
9 Purovic AV
10 Simon Vukcevic AV a INT
34 Stojkovic GR
44 Paulo Renato DC
3 Marien Had LE
6 Adrien MO d 66'
21 Farnerud MO d 84'
88 Celsinho MO d INT
22 Tiuí AV

GOLOS
1-021' Romagnoli
2-028' Izmailov
3-196' Izmailov
Amarelos nada a registar
VERMELHOS nada a registar

Penafiel Treinador António Sousa
96 Palatsi GR
26 João Pedro DC
77 Franco DC
17 Kelly DC
21 Pedro Araújo LE
3 Hélder Sousa MD
13 Rui Sampaio MO a INT
8 Lourenço MO a 78'
27 Dias AD a INT
14 Bakero AE
9 Guedes AV
1 Avelino GR
2 Celso LD
16 Paulo Gomes MD d INT
6 Ferreira MO d 78'
31 Fabrício AD
18 Diego Mourão AV
83 Bacari AV d INT

GOLO
2-167' Gladstone [pb]
Amarelos 71 'Hélder Sousa 81 Pedro Araújo 90' Franco VERMELHOS nada a registar

O Sporting um a um

3 Rui Patrício
Sem hipóteses de intervenção no golo sofrido, exibiu total segurança e completa tranquilidade em todas as acções do jogo. Os poucos remates dignos dessa designação ficaram seguros nas suas mãos e as saídas dos postes foram efectuadas de forma autoritária.

3 Pereirinha
Longe dos fantásticos padrões de rendimento exibidos ante o FC Porto, teve uma actuação discreta, cumprindo no plano defensivo, sem se aventurar no apoio ao ataque. Na única ocasião em que fez uso das suas aptidões ofensivas, desmontou o último reduto do Penafiel, penetrou na área visitante, iludiu Palatsi e ofereceu o terceiro dos leões a Izmailov (86').

3 Tonel
Na ausência de Polga foi o líder incontestado da defensiva leonina, resolvendo com a simplicidade que se lhe reconhece todos os - poucos - problemas que lhe foram colocados pelos avançados contrários. Diga-se, aliás, que não perdeu a disputa de um único lance. Na jogada do golo do Penafiel, nada poderia fazer ante o trio de oponentes que lhe surgiu pela frente, após o erro de Gladstone.

2 Gladstone
Estava a tentar jogar de forma simples, varrendo a sua área de jurisdição, mas algumas hesitações deixaram antever o pior: aos 67', tentando sair a jogar, perde a bola de forma infantil, deixa três adversários sozinhos com Tonel e, na sequência, tentando emendar o erro, fez ainda pior, desviando a bola para o fundo da baliza.

2,5 Ronny
Foi o exemplo da atitude "quanto baste" que marcou a segunda metade dos anfitriões. Fechou o seu flanco sem grande dificuldade, não evitando uma ou outra desconcentração, e não foi capaz de se tornar uma mais-valia no preenchimento ofensivo do corredor esquerdo.

3 Miguel Veloso
Parece mais solto e à vontade desde que subiu ao relvado para defrontar o FC Porto mas, ainda assim, ontem, não evitou alguns erros na gestão da posse de bola. Mostrou, contudo, renovada influência na construção da manobra ofensiva.

3 João Moutinho
Um encontro de tão baixa intensidade não tem muito a ver com o seu feitio de entrega permanente, mas nem por isso a sua influência no futebol leonino sofreu qualquer desgaste. Nem sempre acertou no passe de rotura mas, quando o fez, provocou enormes dificuldades na organização do Penafiel. Destaque para a participação na criação do primeiro golo - 21' -, lançando Izmailov, e para o grande passe que libertou Celsinho - 90'.

3 Romagnoli
Perante a fragilidade dos adversários, o criativo médio argentino recuperou alguma da sua capacidade para criar desequilíbrios e foi uma constante dor de cabeça para a defensiva penafidelense. Aproveitou a penetração de Izmailov para fazer o primeiro golo do jogo (21') e obrigou Palatsi à defesa da noite (23').
3 Vukcevic
Permanentemente disponível para criar linhas de passe, transpirou confiança e vontade de dar continuidade ao bom momento de forma que atravessa. A sua acção no lance que permitiu a Izmailov isolar-se na jogada do segundo golo da noite foi instrumental e, ao intervalo, ficou no balneário para permitir a entrada de Celsinho.

3 Purovic
Muito trabalho do gigante montenegrino que, mesmo num sistema táctico que em nada o favorece - 4x4x2 -, tudo fez para conceder espaços aos seus companheiros. Aos 26' efectua de forma excelente uma difícil recepção para, na cara de Palatsi, falhar por pouco o chapéu e, aos 77', ultrapassa três (?!) adversários, ficando perto de assistir Izmailov.

3 Celsinho
Paulo Bento concedeu-lhe 45' para mostrar o seu futebol mas precisou de escassos segundos para demonstrar as qualidades que levaram os leões a avançar para a sua contratação: na primeira vez que tocou na bola, avançou para o adversário com "pedalada" à Robinho e só foi travado em falta, já dentro da área, que ficou por assinalar. De resto, um samba que entusiasmou os adeptos presentes e alguns passes de excelência que são carimbo de um talento com enorme margem de progressão.

2 Adrien
A sua entrada transformou o 4x4x2 em 4x2x3x1 e permitiu-lhe confirmar as qualidades que o apontam como esperança do futebol verde e branco: raça, maturidade e controlo do jogo. Na retina ficou um excelente lance individual, culminado com remate perigoso (81').

1 Farnerud
Tempo para aparecer na área com perigo e ficar perto de assistir Purovic (85'). A ESTRELA
4 Izmailov
Num encontro disputado com um reduzido grau de intensidade, as constantes acções de alta rotação que protagonizou deixaram em fanicos a frágil organização defensiva do Penafiel. Aos 21' iludiu João Pedro antes de permitir o golo de Romagnoli, aos 28' deu um nó em Palatsi e apontou o segundo dos leões e, aos 86', acorreu ao passe de Pereirinha para fechar a contagem. Só aos 82' exagerou um lance individual. Imparável.
3 O número de golos apontados pelo Sporting, o mesmo em que o médio russo teve influência directa - ofereceu um e marcou dois.
Continuidade
Desmentindo a ideia de que só desequilibra ante o FC Porto, Izmailov deu continuidade à excelente exibição realizada frente aos dragões, prometendo uma segunda volta à altura das expectativas dos responsáveis leoninos.
Roupeiro Paulinho aplaudido de pé
O técnico de equipamentos do Sporting, Paulo Gama, mais conhecido por Paulinho, completou ontem o 39º aniversário, facto que mereceu ao intervalo do jogo uma forte ovação dos espectadores presentes em Alvalade. Paulinho foi chamado ao relvado pelo animador do estádio e os ecrãs gigantes passaram imagens suas. O "roupeiro" é figura estimada no emblema leonino, por técnicos, dirigentes, jogadores e adeptos.

Sem comentários: