sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

18ª Jornada da "Superliga"

Belenenses-1 Sporting-0

Foi mais um jogo para a colecção dos jogos maus. Custa a perceber o que realmente se passa com este Sporting. Quando tuo parecia encaminhado para o rumo das vitórias, eis mais uma derrota para o Campeonato (a 4ª..), num jogo que até poderi ter sido ganho mais facilmente do que se pensava.
Nem mesmo os dois remates ao postes de Costinha servem para dizer que tivemos azar. Foi simplesmente mau de mais. O Sporting não está bem, logo não se recomenda....
Estadio do Restelo
relvado em bom estado
7 500 espectadores
Jorge Sousa [AF Porto]
Bertino Miranda + António Vilaça
António Nogueira
Belenenses
Treinador Jorge Jesus
73 Costinha GR
33 Devic DC
13 Rolando DC
16 Hugo Alcântara DC
18 Mano AD a INT
4 Rodrigo Alvim AE
5 Rúben Amorim MD
11 José Pedro MO
10 Silas MO
21 Roncatto AV a 90'
7 Weldon AV a 51'
-
1 Marco Gonçalves GR
27 Cândido Costa LD d INT
28 Gonçalo Brandão DC
3 Areias LE d 90'
8 Marco Ferreira MO
25 Evandro Paulista AV d 51'
9 João Paulo Oliveira AV
GOLO
1-039'
José Pedro
Amarelos
12' Devic 46' Silas 59' Costinha 90' Rodrigo Alvim
VERMELHOS
Nada a assinalar
Sporting
Treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR
78 Abel LD a 63'
13 Tonel DC
26 Gladstone DC
8 Ronny LE a 73'
24 Miguel Veloso MD
28 João Moutinho MO
7 Izmailov MO a INT
30 Romagnoli MO
31 Liedson AV
10 Simon Vukcevic AV
-
34 Stojkovic GR
18 Grimi LE
21 Farnerud MO
25 Pereirinha MO d 63'
88 Celsinho MO d 73'
9 Purovic AV
22 Rodrigo Tiuí AV d INT
Amarelos
8' Tonel 26' Simon Vukcevic 65' Ronny 76' João Moutinho 80' Gladstone
VERMELHOS
Nada a assinalar
O Sporting um a um
2,5 Rui Patrício
Só "apareceu" em campo aos 22', sustendo um remate em zona frontal desferido por Rolando. Rúben Amorim testou-lhe a atenção na meia-distância, tal como José Pedro, que, à segunda tentativa, o obrigou a ir buscar o esférico ao fundo das redes, graças a remate indefensável. Na segunda parte, praticamente não teve trabalho.

1,5 Abel
De volta ao onze após lesão, o 78 teve um retorno que não ficará na história. Abúlico, sem a chama que lhe é habitual, desguarneceu muito o seu flanco, praticamente não existiu a atacar e saiu aos 63, sem espanto.

2,5 Tonel
Forte no jogo aéreo, viu amarelo aos 8' depois de rasteirar Weldon. Foi dos menos maus no seu sector, conseguindo, aqui e ali, manter o respeito na zona central. Muito obrigado a dobrar os parceiros, merece ser reconhecido pela abnegação.

2 Gladstone
Não escondeu sinais evidentes de intranquilidade próprios de quem não é "dono" do posto, mas levou longe o mau sentimento. Lento, mal colocado no terreno não raro, perdeu demasiadas bolas divididas e por isso pagou caro.

2,5 Ronny
Acertou no ferro da baliza de Costinha aos 55' em nova cobrança de livre directo, capítulo em que não tem sido feliz. Apesar do desnorte geral, foi dos poucos que disfarçaram cá atrás, conseguindo travar a ofensiva azul como pôde.
2 Miguel Veloso
Estranhamente desastrado no passe, impediu com isso que a equipa tivesse um fio condutor, mormente nas transições defesa-ataque. O espaço verificado entre as linhas defensiva e intermédia dos leões nasceu (também) da sua exibição desinspirada. Quase atenuou a má noite ao ameaçar o empate num livre cobrado em jeito aos 90'+2'

2 João Moutinho
Sempre insistente mas impreciso, o capitão não teve pedalada para segurar José Pedro no lance do primeiro tento azul, quando tentou recuperar uma bola perdida pela sua equipa a meio-campo. A par de Veloso, não conseguiu proteger a defesa nem acrescentar algo ao sector ofensivo.

1,5 Izmailov
Longe do fulgor demonstrado quatro dias antes frente ao Penafiel, o internacional russo foi uma sombra de si mesmo em campo. Já não saiu do balneário após o intervalo.

2 Romagnoli
Débil o desempenho do "playmaker" argentino face àquilo que pode, sabe e deve fazer. Mais um leão em mau momento de forma, pareceu quase sempre sem ritmo para um jogo que não foi propriamente frenético. Só perto do fim se quis assumir, mas foi tardio o despertar.

2,5 Vukcevic
Foi dele o primeiro remate forasteiro, atirando forte com o seu pior pé (direito) mas falhando o alvo, aos 22'. Recuou para a meia-esquerda com a entrada de Tiuí e, pese embora o louvável arreganho do montenegrino, pouco adiantou. Cabeceamento inofensivo aos 86'

2 Liedson
Sem marcar para a Liga há nove jornadas (!), o baiano teve uma partida ingrata: atirou espontâneo do meio da rua com o pé esquerdo (24') e cabeceou ao lado (43'), sem direcção. Num centro-remate, quase traiu Costinha ao cair da primeira metade. Depois, falhou uma emenda na pequena área aos 75' a culminar iniciativa de Celsinho, num jogo em que muito tentou, apesar de a bola nem sempre lhe chegar a contento.

1,5 Tiuí
Estreou-se de leão ao peito e jogou toda a segunda parte. Sofreu com a forma desligada com que o Sporting actuou e pouco conseguiu mostrar no Restelo salvo um cruzamento para a área que não obteve sequência. O esquerdino fica à espera de melhor oportunidade.

2 Pereirinha
Retirado da titularidade, o extremo adaptado a lateral-direito entrou aos 63' para render de Abel, que voltara a assumir o lugar como titular. O camisola 25 emprestou maior velocidade ao flanco, mas sem resultados práticos.

2,5 Celsinho
Substitui Ronny aos 72' e mostrou que já foi tarde. Muito activo no corredor direito verde e branco, o brasileiro foi mesmo assim dos poucos leões a fazer suar a defesa azul, trazendo frescura, querer e imaginação a uma equipa que já só tinha coração.

Árbitro
Não havia necessidade
A actuação de Jorge Sousa ficou manchada pela falta de rigor disciplinar, ao poupar o cartão vermelho a Silas numa entrada (46') muito feia sobre João Moutinho. Em jogo sem muitos casos para ajuizar, o árbitro do Porto complicou algumas situações, com decisões dúbias, e nem sempre julgadas da mesma forma, o que criou alguma confusão aos intervenientes na partida. Registe-se ainda que exibiu nove cartões amarelos, numa partida sem casos.

Sem comentários: